B de Brainstorming
Palavra já muito conhecida e utilizada no nosso dia-a-dia, há muito para além de uma troca de ideias num brainstorming. Tempestade cerebral (traduzido à letra) ou tempestade de ideias, o brainstorming é uma técnica para desenvolver a criatividade de um grupo de pessoas ou de um indivíduo.
O criador deste conceito foi o publicitário norte-americano Alex Osborn, que apresentou o brainstorming no livro “Applied Imagination: Principles and Practices of Creative Thinking” (1953). De acordo com as teorias do pai do brainstorming, tudo começa com as ideias e a maioria das más ideias são inicialmente boas. Por isso, durante o processo de brainstorming é importante seguir alguns passos, entre eles: deixar de lado as críticas, debater todas as ideias possíveis - as mais exageradas ou impossíveis - , gerar muitas ideias - quantas mais forem geradas, mais hipóteses de encontrar-se a melhor - e construir soluções com várias ideias.
Hoje em dia, a palavra circula um pouco por vários tipos de empresas, mas está mais ligada à publicidade, à criação de novos produtos e à gestão de processos e projetos. Embora possam ser feitas sessões informais de brainstorming, existem atualmente muitas técnicas para a resolução de problemas ou a criação de novas ideias, umas mais influenciadas por Osborn e outras que contrariam o conceito original.
Pode saber mais aqui ou aqui e até experimentar fazer um brainstorming online aqui.