Prancha de surf de cortiça
A cortiça tem sido um material muito usado em diferentes áreas e, a partir de agora, é também a principal matéria prima de uma prancha de surf criada por dois portugueses. A prancha promete causar sensação em qualquer onda, além de promover a cortiça e os hábitos sustentáveis, uma vez que é feita apenas com materiais reciclados.
A ideia surgiu de dois antigos estudantes da Universidade de Aveiro (UA), Celso Assunção, designer responsável pela conceção da prancha, e Francisco Gonçalves, engenheiro civil que fez com que a ideia se tornasse realidade.
Para além da cortiça, um material natural e biodegradável, a prancha é feita com resinas ecológicas e bambu para as quilhas. “Estes materiais fazem desta uma prancha 100 por cento ecológica", afirmou Celso Assunção, sublinhando o "acabamento manual, cuidado e personalizado" feito à medida de cada surfista.
Este novo produto nasceu da parceria entre a Celsus, marca de design de Celso Assunção, a White Banana, empresa de material de surf de Francisco Gonçalves, e a Amorim Cork Composites, que cedeu a cortiça necessária para a criação das pranchas de surf.
A novidade já foi testada e aprovada por surfistas que, além da componente estética, destacaram uma inovação trazida pela cortiça: "permite absorver melhor a trepidação causada pela onda na tábua enquanto dá melhor conforto e equilíbrio no contato com os pés durante a prática do surf", destacou Celso Assunção.
A prancha está em exposição na loja PortoSigns, na baixa do Porto, e pode ser comprada mediante reserva.