E de Empreendedorismo
No senso comum pode dizer-se que o empreendedorismo consiste em criar novos negócios ou empresas. Para tal existe um empreendedor que foi o responsável pelo início dessa nova organização. Para ser empreendedor não basta apenas ter uma ideia brilhante, mas sim concretizá-la, torná-la rentável e sustentável a longo prazo.
Assim, o empreendedorismo caracteriza a capacidade e disponibilidade para criar, desenvolver e gerir uma ideia de negócio, num ambiente de risco, com o objetivo de gerar lucro. Vários economistas e pensadores teorizaram sobre este conceito, sendo os mais conhecidos, Richard Cantillon (1680-1734), Joseph Schumpeter (1949) e Peter Drucker (1909-2005). Apesar de diferentes visões, todos eles apontam que o empreendedorismo é um conceito distinto e uma fator central na atividade económica.
Na mesma linha, pode definir-se o empreendedorismo pela capacidade de uma pessoa ou empresa contribuir para o desenvolvimento económico e social do país. O conceito não se esgota na criação de um novo negócio, devendo ser sempre uma atitude das empresas, quer sejam novas ou não. A inovação e o correr riscos devem estar sempre presentes no ciclo de vida de uma organização de forma a singrar num mercado global competitivo e em constante mudança.