I de Incubação
A incubação está diretamente relacionada com as start-ups. É um processo de transferência de tecnologia que estimula a criação, desenvolvimento e consolidação das empresas competitivas mediante a adoção de práticas administrativas modernas e a absorção de tecnologias inovadoras.
A incubação é uma espécie de facilitador do processo empresarial e de inovação das empresas em fase inicial, ou seja, as start-ups. A incubação caracteriza-se pela utilização de um espaço físico especialmente construído ou adaptado, numa incubadora que aloja temporariamente empresas da cadeia produtiva, cujo diferencial de negócio seja a inovação. Esse espaço está muitas vezes associado a universidades ou centros de inovação. A incubadora fornece serviços de assistência, suporte e condições de sobrevivência para os negócios emergentes, que ficam “incubados” até que estejam preparados para a sua inserção no mercado, isto é, quando atingem autonomia e sustentabilidade. Normalmente, existem três fases de incubação:
Pré-incubação: Quando as ideias ainda não se materializaram. Esta fase auxilia na transformação dessas ideias em negócios de sucesso. Os empreendedores têm de desenvolver o modelo de negócio, fazendo a pesquisa de mercado necessária e desenvolvendo os protótipos dos produtos e/ou serviços. No final desta fase, o grupo terá idealmente conseguido testar a viabilidade da futura empresa, e o passo seguinte será a fase da incubação.
Incubação: esta fase pressupõe que a empresa já esteja legalizada e que o negócio tenha atingido um patamar de maturidade considerável. Nesta fase a empresa começa a movimentar-se no mercado e a angariar os primeiro clientes ao mesmo tempo que melhora os seus produtos e/ou serviços.
Pós-incubação: Consiste num período em que a empresa ainda utiliza os serviços e competências da incubadora para aperfeiçoar o seu produto, desenvolver a sua própria gestão e penetrar no mercado, de forma a consolidar o seu modelo. A partir daqui, ela estará pronta para dar os próximos passos sozinha, que passam também por se tornar capaz de se transferir para um espaço físico próprio. A empresa atinge a fase de graduação, isto é, consegue inserir-se com sucesso no mercado, podendo ou não manter algum vínculo com a incubadora.
Estas três fases podem ter um tempo de duração variável entre os dois e quatro anos.