Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

Santo Tirso: moda empreendedora

É no espaço de uma antiga fábrica que funciona a Incubadora de Moda e Design (IMOD), em Santo Tirso. O projeto arrancou com seis projetos que incluem ideias para roupa dedicada a pessoas com deficiência, comercialização têxtil e fotografia.

 

A "Adaptable" é um dos projetos instalados nesta incubadora, tendo como alvo pessoas com necessidades especiais, usando a tecnologia para desenvolver "um processo de leitura tridimensional das medidas de cada pessoa que, aglutinadas numa base de dados antropométrica, permitirão o mapeamento dos interessados e das peças de vestuário adaptáveis".

 

O "Atelier CTRL" pertence a um "grupo de criadores" que tem o "sonho de perpetuar a arte e a filosofia na moda" através de "roupa conceptual": "cada peça é baseada num manifesto escrito para cada coleção, criando não apenas roupas, mas experiências sobre temas dramáticos para a sociedade no século XXI".

Uma das criações do Atelier CTRL

 

Na IMOD está também alojada a ideia de Daniel Costa, natural de Santo Tirso, e que se dedica à produção, comercialização, importação e exportação de artigos de malha, tendo como convicção a necessidade de "lançamento de produtos com maior agilidade no mercado" através da eliminação de "custos indiretos na cadeia de fornecimento".

 

Outro dos projetos é a "Nazareth Collection", uma marca de design portuguesa que, dos colarinhos às bainhas, da frente às costas, aplica fotografias nas peças de vestuário, tendo já lançado as coleções "OH Porto Collection", dedicada ao Porto, e a "Fado Collection" dedicada à capital portuguesa.

Duas criações da marca Narazareth Collection inspiradas em Lisboa

 

Voltada para "um público jovem e irreverente", a "Royal Rebel London" é uma marca urbana que quer "posicionar-se no mercado de médio/alto poder de consumo e apresenta como caraterística o facto de ser exclusiva", orientando-se para "um nicho de mercado" e não para as "massas".

 

O mito da Torre de Babel inspira outro projeto alojado na IMOD de Santo Tirso, a "Rather" que "propõe uma desconstrução por camadas, assente em peças que se alteram e desprendem, formando mais do que uma, ou podendo ser usadas de diferentes formas".

 

Para além dos projetos incubados na Fábrica de Santo Tyrso, estão abertas candidaturas para novas ideias, informou a autarquia em comunicado.

 

Fonte: LUSA

Olá!

Seja bem-vindo. Se chegou até aqui veio à procura de ideias novas, negócios em ascensão e mentes criativas. Este blog é o lado mais visível da parceria entre o Portal SAPO e o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Fique mais um pouco e sinta-se em casa :)

UPTEC

SAPO

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Mensagens