Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

Investigador cria rolha inteligente que revela informações sobre o vinho

E se fosse possível saber informações sobre o vinho sem olhar o rótulo, mas sim através da rolha? Um investigador da Universidade de Aveiro criou uma rolha que fornece o nome, os números de série, do lote e da produção e a origem da bebida.

Esta rolha “inteligente” conta com a integração de um chip RFID (identificação por radiofrequência) que guarda as informações sobre o rótulo da garrafa. Neste momento, a tecnologia pode interessar, principalmente, a produtores e distribuidores, uma vez que controla a falsificação dos rótulos.

 

Numa segunda fase, o projeto de Ricardo Gonçalves, aluno de doutoramento em Engenharia Eletrónica no Instituto de Telecomunicações da Universidade de Aveiro, pretende aproximar-se dos consumidores através de um sensor de temperatura que poderá indicar as variações da mesma naquela garrafa de vinho ou champanhe.

O chip, com uma pequena antena, é aplicado numa rolha "perfeitamente banal, que consegue ser colocada em praticamente qualquer garrafa", explica Ricardo Gonçalves.

 

Para já, é preciso um leitor RFID para extrair os dados, que comunica por bluetooth ou cabo USB a um computador, smartphone ou tablet. Mas, com a evolução da tecnológica, Ricardo espera que, no futuro, este processo seja mais direto, já que os smarphones e tablets poderão integrar o RFID no seu hardware.

O protótipo atual tem um custo de produção de um euro, valor que pode cair significativamente se vier a ser produzido em série. Por isso mesmo, Ricardo Gonçalves espera que a rolha tenha aplicação prática no mercado. “Neste momento, ainda não temos empresas interessadas, mas contamos apresentar o protótipo a algumas empresas”, refere o investigador.

 

Alice Barcellos

Fotos: Agência Lusa e Universidade de Aveiro

Olá!

Seja bem-vindo. Se chegou até aqui veio à procura de ideias novas, negócios em ascensão e mentes criativas. Este blog é o lado mais visível da parceria entre o Portal SAPO e o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Fique mais um pouco e sinta-se em casa :)

UPTEC

SAPO

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Mensagens