Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

DigitalPharma: uma "farmácia portátil" que ajuda na gestão dos medicamentos

Está à procura de um medicamento específico e não sabe em que farmácia encontrá-lo? Esquece-se sempre daquele comprimido que tem que tomar todos os dias? E que tal poder resolver tudo isso através do telemóvel? Essa é a proposta do DigitalPharma, um projeto desenvolvido no âmbito da HealthySystems, empresa incubada no UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto.

xXM8yejkZCgfQAPp0K-m,2Cs_.jpg

Criado por Luís Filipe Antunes e Manuel Eduardo Correia, professores da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), e por Ricardo Correia, docente da Faculdade de Medicina da U.Porto (FMUP), o DigitalPharma consiste numa aplicação móvel que permite ao utente saber, por exemplo, qual a farmácia mais próxima que tem em stock os medicamentos associados à sua receita.

 

As funcionalidades do serviço incluem ainda um cartão de fidelização digital; o envio de promoções e descontos; o envio de notificação de renovação de dispensa a doentes crónicos; o acesso ao registo de medições fisiológicas efetuadas na farmácia e ao histórico de prescrições/dispensa; ou a solicitação de entregas ao domicílio. Com apenas alguns “cliques”, o utilizador pode ainda aceder aos seus gastos anuais em despesas de produtos farmacêuticos ou receber avisos sobre os momentos adequados para tomar um medicamento, de acordo com a prescrição médica e as indicações do farmacêutico.

 

Pensada de forma a “facilitar o acesso ao medicamento, a adesão à terapêutica e a farmacovigilância”, a ferramenta permite ainda comunicar reações adversas ao Infarmed, tornando assim mais robusto o sistema de farmacovigilância em Portugal. “Pelas suas características, o DigitalPharma pode ser adoptado noutros sectores de atividade, podendo vir a constituir-se como mais uma oferta de inovação e desenvolvimento das farmácias à sociedade portuguesa”, realça a Associação Nacional de Farmácias, destacando também “o dinamismo, potencial interdisciplinar e de ligação às empresas e à comunidade do meio universitário português”.

 

O projeto recebeu Prémio João Cordeiro – Inovação em Farmácia, promovido pela Associação Nacional de Farmácias (ANF).

 

Fonte: UPTEC

Olá!

Seja bem-vindo. Se chegou até aqui veio à procura de ideias novas, negócios em ascensão e mentes criativas. Este blog é o lado mais visível da parceria entre o Portal SAPO e o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Fique mais um pouco e sinta-se em casa :)

UPTEC

SAPO

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Mensagens