Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

C de Crowdfunding

Traduzido à letra significa financiamento coletivo. Quer isto dizer, que o crowdfunding é uma forma de financiamento de projetos ou empresas que consiste na obtenção de capital para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral, pessoas interessadas na iniciativa. 

 

O crowdfunding está associado à internet, já que, na maioria das vezes, é o principal veículo de comunicação destas iniciativas que podem ir desde situações de catástrofe, apoio a projetos artísticos, campanhas políticas, start-ups, desenvolvimento de software livre, investigação científica e projetos cívicos. O processo de obtenção do financiamento tem sempre o envolvimento de três partes: a pessoa ou empresa que propõe a ideia ou projeto a financiar, as pessoas anónimas que estão dispostas a financiar os projetos, e as plataformas que auxiliam e servem de veículo de comunicação entre os dois primeiros.

 

No caso das start-ups e pequenas empresas o financiamento pode ser obtido de várias formas: através de donativos, de empréstimos, da venda de capital social ou da venda antecipada de bens e serviços (os investidores recebem o produto quando este estiver concluído, muitas vezes acompanhado de brindes determinados pelo montante de financiamento). A obtenção de empréstimos e a venda de capital social não estão, no entanto, regulamentadas em Portugal. A PPLMassive Mov e a Redebiz são exemplos de plataformas de crowdfunding portuguesas.

 

 

Olá!

Seja bem-vindo. Se chegou até aqui veio à procura de ideias novas, negócios em ascensão e mentes criativas. Este blog é o lado mais visível da parceria entre o Portal SAPO e o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Fique mais um pouco e sinta-se em casa :)

UPTEC

SAPO

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Mensagens