Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

O futuro nasce aqui

Num país que luta para sair da crise, todos os dias são criadas novas empresas. Enquanto o desemprego continua a crescer, há quem decida criar o seu próprio emprego e, com isso, criar postos de trabalhos ou fazer novas parcerias. Há um futuro que teima em acontecer agora e parte dele está no Porto.

No primeiro trimestre do ano, foram criadas 2341 empresas no Porto. A zona Norte é líder neste setor, tendo sido responsável por 37 por cento dos negócios criados em Portugal nos primeiros três meses de 2013, de acordo com o Barómetro Empresarial - Informa D&B.

 

O mesmo estudo revela que as empresas jovens (com menos de cinco anos) foram responsáveis por quase metade dos empregos criados em Portugal entre 2007 e 2011. Mais uma vez a cidade do Porto e a região Norte têm dado cartas nesta área, concentrando projetos de peso na incubação de novas empresas.

 

Uma referência quando se fala neste tema é o Uptec – Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Fundado em 2007 para dar resposta aos estudantes que queriam criar os seus próprios negócios quando acabassem o curso, o Uptec é hoje uma estrutura dividida em quatro polos espalhados pela cidade, que já deu apoio a 143 empresas e gerou 900 postos de trabalho.

 

Há ainda a incubadora de base tecnológica da Universidade Católica, Spinlogic, e a incubadora de empresas na área das Indústrias Criativas da Fundação de Serralves, a InSerralves. A criatividade parece ser um dos motores atuais de crescimento no Porto, que já foi apontado em estudos como sendo a cidade ideal para o desenvolvimento de um cluster de indústrias criativas no Norte.

 

A baixa do Porto mudou nos últimos anos, com uma nova movida de bares e lojas. A zona dos Clérigos tornou-se num dos locais mais procurados para a abertura de novos negócios e a própria reabilitação urbana nesta área é cada vez mais visível. Dados da Associação dos Bares da Zona Histórica apontam que nos últimos cinco anos foram abertos 60 estabelecimentos na baixa, entre os Clérigos e a Rua Passos Manuel, o que corresponde a cerca de 800 empregos.

 

Entre estes novos negócios voltados para o lazer e turismo, destacam-se os hostels, que nos últimos anos tomaram conta de alguns edifícios antigos da baixa. Hoje existem cerca de 30 no Porto, mas alguns não aguentaram o aumento da oferta e da concorrência, acabando por fechar.

 

Como em tudo, há um reverso da moeda que não pode ser esquecido. Nunca foi fácil criar uma empresa e, numa altura de crise, em que ser empreendedor tornou-se quase num “mantra” repetido por líderes políticos e fazedores de opinião, é preciso olhar exemplos concretos.

 

Dados da D&B indicam que em média 20 por cento das empresas constituídas todos os anos nunca chegam a arrancar. O mesmo estudo indica que a taxa de sobrevivência de uma start-up diminui à medida que a sua idade avança, sendo que os primeiros anos são decisivos para a afirmação de um novo negócio.

 

O Porto de Futuro é um projeto que resulta de uma parceira entre o SAPO e o Uptec. Neste site vai encontrar exemplos de pessoas que explicam na prática o que é ser empreendedor. Poderá também conferir as últimas novidades ligadas a este meio, bem como conhecer casos de sucesso de jovens empresas. O Porto é o nosso ponto de partida. O futuro nasce aqui.

 

Alice Barcellos

1 comentário

Comentar post

Olá!

Seja bem-vindo. Se chegou até aqui veio à procura de ideias novas, negócios em ascensão e mentes criativas. Este blog é o lado mais visível da parceria entre o Portal SAPO e o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Fique mais um pouco e sinta-se em casa :)

UPTEC

SAPO

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Mensagens