Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

P de Propriedade intelectual

A criação de uma empresa implica o desenvolvimento de uma marca, produto e/ou serviço, tecnologia, ou mesmo processos de produção. Apesar do registo destes elementos não ser obrigatório, os detentores das empresas deveriam assegurá-los atribuindo-lhes um direito de propriedade, evitando assim a usurpação. Estes elementos constituem a propriedade intelectual de uma empresa.

 

Encontra-se essencialmente dividida em dois ramos: direito da propriedade industrial e os direitos de autor. Enquanto a propriedade industrial tem por objeto a proteção das invenções, das criações estéticas e dos sinais usados para distinguir produtos e empresas no mercado, o direito de autor visa a proteção das obras literárias e artísticas (incluindo as criações originais da literatura e das artes).

 

Em Portugal as questões sobre a propriedade intelectual para a indústria (patentes, marcas registadas e design) são da responsabilidade do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), enquanto que a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA) é a entidade de gestão do direito de autor.

 

O direito de autor é reconhecido independentemente de registo, depósito ou outra formalidade qualquer. Todavia, a proteção legal só estará assegurada através de registo perante a Inspecção-Geral das Actividades Culturais – IGAC, do Ministério da Cultura, no caso de título de obra não publicada e de título de jornal ou outra publicação periódica, entre outros.

 

Os programas de computador (software) são, por exemplo, uma criação intelectual, sendo por isso protegidos em sede de direito de autor e equiparados a obra literária. Por sua vez, o registo de hardwares deverá ser realizado perante o INPI, visto que não estão protegidos pelo direito de autor, mas pelo direito de propriedade industrial.

Olá!

Seja bem-vindo. Se chegou até aqui veio à procura de ideias novas, negócios em ascensão e mentes criativas. Este blog é o lado mais visível da parceria entre o Portal SAPO e o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Fique mais um pouco e sinta-se em casa :)

UPTEC

SAPO

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Mensagens