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Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

Qual é o segredo da empresa portuguesa que mais cresceu nos últimos anos?

A Adclick, empresa tecnológica portuguesa que teve o maior crescimento nos últimos cinco anos, está na crista da onda do marketing digital e quer alterar a forma como recebemos publicidade pelo e-mail. A empresa do Porto prepara-se para lançar um serviço que vai ser único no mundo e prevê faturar 4,3 milhões de euros este ano.

 

É com um sorriso de orgulho que Nuno Morais, um dos sócios-fundadores, nos recebe nas instalações da Adclick. A empresa portuense, que deu os primeiros passos incubada no UPTEC - Parque de Ciências e Tecnologia da Universidade do Porto e é hoje um caso de sucesso mundial, foi eleita este mês, no ranking FAST 500 da Deloitte, a empresa tecnológica portuguesa que mais aumentou o seu volume de negócios nos últimos cinco anos. Está na posição 44 entre as 500 empresas na Europa, Médio Oriente e África com maior crescimento.

 

Mas afinal o que é que a Adclick tem que lhe permitiu crescer tão rapidamente? Esta poderia ser uma pergunta para um milhão de dólares, mas encontra a sua resposta num mercado que vale muito mais: o marketing digital, uma área em franco crescimento.

 

Numa escala global, o marketing digital vale cerca de “100 mil milhões de dólares e está a crescer 19% ao ano”, elucida Nuno Morais, que fundou a Adclick com Pedro Roque e Cláudio Fernandes. Uma ideia de negócio que surgiu entre amigos e que em 2007 se tornou real, depois de todos terem tido outras experiências profissionais fora de Portugal.

Nuno Morais e Pedro Roque, sócios-fundadores da Adclick. Foto: Alice Barcellos

 

Há seis anos, “o marketing digital em Portugal e no Norte quase não existia”, recorda Nuno Morais, referindo que hoje já existem mais empresas voltadas para esta área. A Adclick opera no subsegmento da performance, com uma proposta que é “extremamente aliciante para os anunciantes”, afirma Nuno Morais.

 

“Nós trabalhamos em função da performance, ou seja, só somos remunerados se atingirmos determinados objetivos que acordamos com o nosso cliente”. “Por exemplo, temos clientes na área financeira que querem vender créditos. Nós podemos ser remunerados nas várias etapas da criação de um crédito ou na criação de possíveis clientes para o crédito” num campanha de marketing, explica.

 

Mas este é só um exemplo das várias ferramentas que a Adclick fornece para clientes dentro de quatro áreas de ação em 16 países. Finanças, seguros, educação e entretenimento são os setores exploradas pela empresa, que encontra os seus principais clientes em Portugal, Espanha, França, Bélgica, Polónia e Brasil. Um trabalho que é assegurado por uma equipa de 65 pessoas. Destas, 50 estão no Porto e 15 estão em São Paulo. Depois de ter aberto o escritório no Brasil, em 2011, a empresa quer agora criar novas delegações noutros países da Europa.

 

“Revolucionar o e-mail marketing”

Face a estes resultados, o futuro da Adclick só pode passar por mais crescimento. E é isso mesmo que a empresa pretende continuar a fazer, mas de uma forma “orgânica e sustentável”. “Nós crescemos com o capital próprio dos sócios, ou seja, juntamos os nossos trapos e criamos a empresa com as nossas capacidades, recorrendo ao crédito bancário, mas ainda não temos um investidor, o que acontece com muitas empresas”, realça Nuno Morais.

 

Além da expansão da empresa-mãe, a Adclick está prestes a lançar uma nova plataforma que “vai revolucionar o e-mail marketing a nível mundial”. Pedro Roque, outro sócio-fundador da empresa, reconhece que esta afirmação pode ser encarada como “presunçosa”, mas tem total confiança no Emailbidding, o novo serviço e spin-off da Adclick. Compara a plataforma ao Adwords, serviço de publicidade da Google, para o marketing através do e-mail.

 

Mas, afinal, do que é que estamos a falar? O e-mail é um dos canais mais utilizados no marketing digital, mas falta um serviço que permita otimizar, automatizar e segmentar o envio de campanhas publicitárias. Hoje em dia, uma empresa que queira lançar uma campanha por e-mail tem que contactar outras empresas detentoras de bases de dados e negociar com cada uma a compra de utilizadores para a divulgação de uma campanha.

 

“Nós percebemos esta fragilidade do mercado e decidimos fazer um protótipo de uma ferramenta que nos podia ajudar neste processo”, conta Pedro Roque. “A plataforma permite gerir melhor campanhas de e-mail marketing, de uma forma muito mais automatizada e com muito menos processos manuais”, explica. O Emailbidding facilita a comunicação entre anunciantes e detentores de bases de dados, tornando o processo mais personalizado e transparente. Além disso, permite controlo em tempo real da performance e resultado das campanhas.

 

A plataforma está a ser testada há quase dois anos dentro da empresa e os resultados são muito positivos. Neste momento, não existem concorrentes no mercado, outro ponto a favor para o Emailbidding. “É o projeto que pode fazer a revolução na área do e-mail marketing. Daqui a uns anos vamos olhar para trás e questionar como é que era possível viver sem Emailbidding”, realça.

 

Em 2014, a Adclick muda de instalações para o novo edifício do UPTEC, como uma empresa âncora do parque. Continuar no Porto foi uma opção natural ao longo destes anos, não só pela relação com novas start-ups tecnológicas do parque, mas também pela ligação com a universidade, que fornece mão de obra qualificada e a possibilidade de parcerias em projetos de investigação.

 

Adclick em números:

4,3: a empresa prevê atingir este ano 4,3 milhões de euros de faturação

3113%: foi o crescimento da Adclick nos últimos cinco anos

30: a empresa multiplicou por 30 a sua faturação desde que surgiu

65: é o número de profissionais que trabalham na empresa entre Porto e São Paulo

85: a empresa exporta 85% da sua faturação

 

Alice Barcellos

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