Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

Dispositivo voador pode ajudar no salvamento de banhistas e náufragos

O verão já parece uma miragem, mas todos os anos pessoas perdem a vida nas praias portuguesas. Para ajudar o salvamento e aumentar a segurança dos banhistas, uma equipa de engenheiros do Porto está a desenvolver um sistema inovador: o Quadcopter Rescuer (QR).

 

O projeto, distinguido na semana passada pelo Prémio Desafio Mar, consiste num dispositivo com hélices, comandado via smartphone ou tablet, que transporta uma boia de salvamento a um banhista ou náufrago (veja o vídeo).

 

 

Além da intervenção direta, o QR possuí também uma vertente de vigilância que pode ser usada como meio de prevenção de incidentes e de riscos de afogamento, permitindo aos nadadores salvadores uma maior visibilidade de toda a área concessionada.

 

A ideia de João Coelho, mestre em Engenharia Informática da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, está a ser desenvolvida há sete meses e, neste momento, o objetivo da equipa é melhorar e finalizar o produto, para depois comercializá-lo.

 

O projeto ficou em primeiro lugar no Prémio Desafio Mar, na categoria Entretenimento, Desporto, Turismo e Cultura, recebendo entrada direta para a incubadora de empresas da Portugal Telecom Blue Start, durante um ano.

Olá!

Seja bem-vindo. Se chegou até aqui veio à procura de ideias novas, negócios em ascensão e mentes criativas. Este blog é o lado mais visível da parceria entre o Portal SAPO e o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Fique mais um pouco e sinta-se em casa :)

UPTEC

SAPO

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Mensagens