Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

Porto de Futuro

As pessoas e as ideias por detrás das empresas. O Porto como ponto de partida.

Taggeo: tudo o que se passa à sua volta numa só aplicação móvel

Está de visita ao Porto e quer tirar o melhor partido da cidade: comer uma francesinha, visitar museus e ir a uma festa. Provavelmente, teria de aceder a vários sites para reunir esta informação, mas agora há uma aplicação que faz este trabalho para o utilizador. Chama-se Taggeo e quer conquistar o mercado internacional.


Pesquisar pontos de interesse e rotas turísticas na Taggeo.

 

Quando surgiu, há cerca de um ano, a Taggeo era uma rede social centrada em mensagens geolocalizadas, ou seja, quando ligávamos a aplicação em determinado local, era possível ver mensagens deixadas por outros utilizadores naquele mesmo local, ou nas proximidades, e deixar novas mensagens. A empresa, incubada no UPTEC, resolveu agora mudar de conceito e alargar as funcionalidades da app.

 

“Só precisamos de uma app para saber o que se passa à nossa volta”, afirma Tiago Fernandes, CEO da Taggeo. Ou seja, se antes tínhamos várias aplicações turísticas, cada uma centrada num tema, a Taggeo “vai buscar várias fontes e entrega o conteúdo ao utilizador de uma forma personalizada”, explica Tiago.

 

Nesta nova versão, lançada na semana passada, é possível encontrar pontos de interesse, eventos ou restaurantes em “qualquer parte do mundo” e pesquisar estas informações sobre “qualquer cidade”, garante o CEO da empresa do Porto.

 

Como é feito este processo? “Todo o processo é automático. Desenvolvemos um algoritmo que vai buscar os dados e os apresenta” de acordo com a geolocalização, responde Tiago Fernandes, referindo que neste momento querem “proteger” este algoritmo de cópias, não fosse esta uma ferramenta valiosa da empresa.

 

A aplicação disponibiliza também rotas turísticas, sem esquecer a vertente social. Os utilizadores podem continuar a deixar mensagens ou fotografias dos locais por onde passaram, podem fazer recomendações, gostar ou partilhar os conteúdos de outros utilizadores.

 

Além de disponibilizar informação de forma automática, a Taggeo permite que outras entidades possam inserir locais ou eventos na aplicação. “Já temos tido uma boa adesão de clientes”, avança Tiago, referindo-se a entidades que querem promover locais, venda de rotas online e publicidade.

 

14 mil utilizadores

A Taggeo conta já com 14 mil utilizadores, em Portugal e no estrangeiro, um número simpático para uma aplicação que usou o “passa palavra” como marketing. Tailândia, Reino Unido, Brasil, Espanha e Itália são alguns dos países onde já se usa a Taggeo para encontrar o que fazer numa cidade.

 

Mas com tantas aplicações sobre turismo, ainda há espaço no mercado para mais uma? “Tenho a certeza que sim, até por uma razão simples. Existem imensas aplicações que se centram só num tema, a Taggeo condensa tudo e poupa tempo ao utilizador”, explica Tiago Fernandes, sublinhando que uma das prioridades da empresa é a internacionalização.

 

A nova versão da Taggeo está disponível neste momento para o sistema operativo IOS. Até ao fim do mês, é lançada a versão Android e no fim do ano, a versão para Windows Phone.

 

Alice Barcellos

2 comentários

Comentar post

Olá!

Seja bem-vindo. Se chegou até aqui veio à procura de ideias novas, negócios em ascensão e mentes criativas. Este blog é o lado mais visível da parceria entre o Portal SAPO e o UPTEC - Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto. Fique mais um pouco e sinta-se em casa :)

UPTEC

SAPO

Pesquisar

 

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D

Mensagens